Mecânica Quântica

A Mecânica Quântica acabou também por ter relevante importância no aparecimento da Física Moderna. Esta teoria, que se aplica mais em sistemas microscópicos, teve como seus impulsionadores Planck (com os seus estudos sobre a radiação do corpo negro e a sua ideia da quantização de energia) e Einstein (com a teoria dos fotões e com o efeito fotoeléctrico).

A Mecânica Quântica é a teoria que descreve o comportamento da matéria à escala nanométrica, ou seja, é a física dos componentes da matéria (átomos, moléculas e outras partículas elementares).
A origem desta teoria encontra-se num determinado conjunto de experiências que apresentou resultados que eram incongruentes com a noção clássica de onda e partícula e com os seus comportamentos supostamente distintos. Essencialmente, a Mecânica Quântica, mesmo considerando uma só partícula, associou-a a uma onda para poder explicar os resultados obtidos nessas experiências. Deste modo, relacionou-se a onda à probabilidade de se encontrar a partícula num determinado ponto do espaço, dando origem ao chamado Princípio da Dualidade Onda – Partícula. O que veio revolucionar a Física é o facto de que, ao contrário dos métodos clássicos, um sistema quântico só pode ser descrito através de alternativas sujeitas a diversos métodos de interpretação, isto porque a onda associada ao sistema compreende, acima de tudo e apenas, a probabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário